Começaram a surgir no mercado empresas que estão excluindo o corretor do processo de venda e ainda usam o nome de imobiliária como é o caso da Livima que coloca abertamente em sua página que trabalha Direto com o proprietário e a comissão é zero %, conforme link abaixo. Essa é uma das maiores contradições do mercado imobiliário, porque ao mesmo tempo em que muitos profissionais se dedicam, estudam, fazem pó graduação para oferecer um serviço de qualidade muitos empresários se aproveitam e criam produtos cujo único objetivo é tirar o corretor da transação.

Para provocar a categoria fiz um video mostrando como essas empresas oferecem seus serviços a fim de provocar o debate na categoria, objetivando pressionar os órgãos competentes a tomarem decisões que possam contribuir para a defesa do corretor na transação imobiliária. O que percebemos que quando é para confrontar um colega próximo todos vêm pra cima com tudo, entretanto, quando é para cobrar ações que vão contra essas grandes empresas e esses grandes portais não temos nenhuma.

Até agora não vi do Cofeci e nem dos Crecis onde essas empresas prosperam nada que possa ser significativo para mostrar que estão preocupados com a exclusão do corretor de imóveis das transações imobiliárias feitas por grandes empresas com aporte milionário. Por isso às vezes temnos que recorrer a determinadas estratégias para acordar a categoria afim de que ela debata o seu futuro diante de startups que se configuram como imobiliária mas que de imobiliária não têm nada.

Esperamos que os colegas usem a mesma energia que têm para condenar amigos contra esse processo de tirar o corretor de seu mercado. Continuarei defendendo os corretores e cobrando das entidades que ajam para continuar defendendo que nas transações imobiliárias a figura do corretor seja fundamental.

Vamos a luta o video que fiz mostra como são as propagandas. Exclui o corretor. è como se eles não existisse. Como jornalista conheço a sutileza do marketing, pois também já fui editor de jornal impresso e online e dessa forma trouxe o debate para dentro de nosso ambiente de trabalho.