Quando andamos pela orla de Olinda, particularmente do Bairro Novo, percebemos uma grande mudança, provocada principalmente pela chegada na cidade de Faculdade Olindense de Medicina e do Patteo Shopping que serviram como alavancas para o desenvolvimento do município.

A FMO trouxe estudantes de vários estados que precisaram de alojamentos e assim o mercado imobiliário percebeu essa necessidade e passou a oferecer opções de flats, kitnetes, apartamentos o que originou reformas para essa nova realidade implicando em fortes resultados para o mercado da Construção Civil, onde prédios antigos passaram a ser restaurados, com troca da fachada, assegurando mais beleza e mais valolrização para os empreendimentos..

Por sua vez, o Patteo Shopping ancorou no Bairro Novo como um grande gerador de negócios e de empregos, assim como despertando o interesse de incorporadores e construtores para a construção de novas unidades residenciais e empresarias, podemos citar como exemplo a AWM que investe pesado nos setores residenciais e comerciais da região.

Acoplado a esses dois projetos surge um importante polo médico no entorno desses dois empreendimentos e assim clínicas, laboratórios, farmácias, hospitais, etc, vão se instalando ao longo das vias principais, trazendo mais investimentos e mais negócios para a região Norte da RMR.

Com isso o metro quadrado que há 10 anos estava bastante desvalorizado passou a ser ofertado por um preço até dez vezes maior. para se ter uma ideia um terreno na beira mar com 600m2 custava em média 600 mil reais, o que dava R$ 1.000,00 por m2, hoje esse mesmo terreno custaria aproximadamente R$ 3 mil por m2.