13 de fevereiro de 2019 às 09:46h

Marketing Imobiliário não é a Arca de Noé do mercado imobiliário

Incio de nova turma de Marketing Imobiliário 

Atualmente o tema mais falado do meio corporativo é sem dúvida nenhuma o Marketing Digital. Em qualquer área que você pensar vai encontrar muitos “professores” e “mestres” que garantem solucionar todos os problemas de um determinado mercado, num passe de mágica e com fórmulas mirabolantes iludindo e vendendo soluções que em geral não acontecem e frutram a muitos.

Há 50  anos – comecei com 15, com uma oficina de fazer placas e pinturas de propagandas – que atuo na área publicitária como jornalista, escritor, professor de marketing imobiliário e também como palestrante do mercado imobiliário. Nesse período assisti todo o desenvolvimento das tecnologias desde a pré-internet até a inteligência artificial de hoje com bigdata. algorítimos e outros “praqueserve” que vêm sendo desenvolvidos e colocados no mercado, para desespero de todos os que precisam se adequar e utilizar as ferramentas e instrumentos disponibilizadas por esse mundo hightech, por esse “cybermundo”.

Por conta dessa atuação já escrevi três livros para o segmento: Como sair do anonimato, Caçadores de Imóveis e Corretor Top 10 e atualmente estou escrevendo Marketing e Comunicação Imobiliária, do qual um artigo será publicado no livro A Arte de Vender Imóveis que será lançado em abril em São Paulo, pela editora Literare, numa coletênea com mais dez escritores corretores.

Assim me acho revertido de autoridade para falar do assunto tanto teoricamente, pois tenho um TCC sobre Marketing e também na prática visto que como corretor trabalho diariamente elaborando anúncios para comercializar os imóveis sob a minha responsabilidade buscando sempre formas diferenciadas de apresentar os produtos e assim obter mais resultados.

Evidentemente que o nosso pessoal de marketing trabalha diuturnamente no sentido de acompanhar e incorporar as mudanças verificadas, bem como estudamos com os mestres como Philip Kotler que recentemente lançou Marketing 4.0, mais um livro técnico que não servirá para quem deseja aplicar de forma imediata as regras do marketing digital na sua profissão ou na sua empresa visto tratar-se de teorias e estudos que ainda necessitam de comprovação e dessa forma muitos testes ainda serão realizados para se agregar valores do dia a dia como o uso das redes sociais. Estou debruçado sobre esse livro e começarei a postar análises detalhadas de cada uma das propostas que o autor coloca para nosso conhecimento.

Destacando que esse será um debate que levarei para a sala de aula onde no dia 19 inicio uma nova turma de Marketing Imobiliário para alunos do curso de Técnico de Transações Imobiliárias – TTI, futuros corretores de imóveis e que precisam se conscientizar de que muito mais do que “auto ajuda”, vão precisar de “ajuda do auto”, pois vão ter que ralar muito e trabalhar muito para poder fazer sucesso.

Tomaz de Aquino
jornalista, corretor, professor e escritor

 

 

 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.