“amigos leiam essa matéria sobre a nossa cidade”, pediu o vereador Maguila aos seus amigos, aos moradores de sua cidade e a todos de Pernambuco.

A cidade de Igarassu, que fica localizada na região Metropolitana do Grande Recife, completa hoje (27/09), 484 anos de fundação. A comemoração começa a partir de hoje com shows gratuitos no Sitio Histórico da cidade, o dia também é marcado pela comemoração dos padroeiros da cidade os santos Cosme e Damião.

O local onde hoje fica situado o município de Igarassu era habitado por índios Caetés. Porém, em 1535, o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios no local, onde hoje está erguida a igreja mais antiga em funcionamento do Brasil, a igreja de São Cosme e Damião, a quem é atribuído vários milagres, sendo notórios por volta do ano de 1685.

Por ordem de Duarte Coelho, foi instalado um marco de pedra, servindo de ponto divisório entre as capitanias de Pernambuco e capitania de Itamaracá, dando início ao processo de colonização da região. Por volta de 1564, foi elevado à categoria de Vila. O nome Igarassu vem de origem tupi e significa “canoa grande” ou “navio”. O município foi um dos primeiros núcleos de povoamento português no Brasil. O município possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressivos da arquitetura de cunho civil e religioso do Brasil.

Por tanto uma cidade tão bela, com tanta história merece sim uma festa a sua altura. Quem comanda a animação desse aniversário são as bandas Magníficos, Garota Safada, Calypso e Thiaguinho.

Confira a programação final:

» Quinta (27/09)

20h30 – Forró + Eu

22h – Gabriel Diniz

0h – Magníficos

» Sexta (28/09)

20h30 – Chamego do Amor

22h – Amigos Sertanejos

0h – Garota Safada

» Sábado (29/09)

20h30 – Meia de seda

22h – Lobalypso

0h – Calypso

» Domingo (30/09)

20h30 – Swing Largado

22h – Parangolé

0h – Thiaguinho

Redação do Informe-PE, Por: Rafaela Martins

Um dos defensores dessa cidade histórica é o vereador Waldemir Nunes (Maguila) sempre buscando atrair investimentos que contribuam para o desenvolvimento do município, principalmente na área imobiliária.

Sempre preocupado em apresentar e votar em projetos que tragam investidores e gerem emprego e renda como o distrito industrial VTO, o Shopping Igarassu, os loteamentos populares implantados nos bairros e o programa de regularização em parceria com a UFPE, o vereador Maguila destaca o aniversário de Igarassu como um acontecimento que não pode passar sem o devido reconhecimento do estado a essa cidade que foi o berço do Brasil.