Olá amigos, bom dia, esse mundo está louco!

Como devemos fazer para não sermos mais um louco nesse mundo. Ora quando lemos o livro de provérbios vamos encontrando tudo que os coaches, gurus, palestrantes e mesmo os nossos padres e pastores vêm nos ensinando e não damos ouvidos, dessa forma vamos tendo uma vida cada vez mais cheia de dificuldades, sofrimentos, perdas e revoltas e isso tudo porque não damos ouvidos aos ensinamentos.

Assim para nos ajudarmos mutuamente nessa caminha passo a contribuir com a leitura diária da Bíblia para encontrarmos a sabedoria e vivermos em Paz. Já lemos os capítulos 1, 2 e 3, por isso publico os três aqui,  amanhã continuamos com o capítulo 4. Se você tem sugestões, histórias interessantes, depoimentos e testemunhos, pode mandar para publicação através do nosso email: capacitacursosbr@gmail.com

A todos que querem mudar a sua vida e encontrar Paz, uma boa leitura.

Estudo capítulo 1 do livro de Provérbios

Irmãos ao ler o capítulo 1 do livro de Provérbios entendo que temos nesse capítulo três lições fundamentais para a nossa vida!

Ele diz que para termos sabedoria e aqui Salomão autor do livro de Provérbios, explica que sabedoria é sinônimo de entendimento, conhecimento, instrução, para poder compreender as palavras da prudência, ou seja, da boa convivência precisamos ser sábios.  Ele mostra que para termos tudo isso a primeira coisa que necessitamos é ter o temor do Senhor.

E, ai, nos perguntamos, ora se Deus é amor, então como vou ter temor dele. O temor nesse caso não é de ter medo  de Deus. Temor aqui significa OBEDIÊNCIA. Essa é a primeira lição e a mais difícil: OBEDECER. Você não precisa ter medo de Deus, mas você precisa obedecer a Deus. E como é difícil obedecer a Deus, digo isso por mim mesmo irmãos.

É como Paulo diz “O bem que quero fazer não faço, mas o mal que não quero esse eu faço”. E quando é que desobedecemos a Deus? Quando não fazemos aquilo que Deus quer que a gente faça, ou seja, quando não andamos em retidão, quando criamos contendas, quando nos magoamos a toa, quando guardamos raiva e rancor no coração, quando não pensamos e nos colocamos no lugar do outro. Dessa forma desobedecemos a Deus.  A segunda lição que o capítulo 1 de Provérbios nos dá é a de que devemos ter cuidados com quem andamos e o que fazemos.

a desobediência, causa a ganância que por sua vez traz o orgulho. O capítulo mostra que mesmo vendo a sabedoria gritar, ou seja, nós sabemos o que é certo e o que é errado mesmo assim preferimos o errado. Não damos ouvidos às Palavras de nosso Deus, fazemos o que ele não quer e o desobedecemos e ai vem as consequências e ficamos nos perguntando: Porque comigo meu Deus? Então  a mim chamarão, mas eu não responderei, afirma o Senhor no verso 28. Concluindo esse capítulo meus irmãos ficam essas lições: Obedecer a Deus, deixar a ganância de lado e não permitir que o orgulho nos guie, impedindo-nos de aceitar conselhos, de sermos humildes e de contribuir para obra do Senhor.

Que todos tenham um dia abençoado e manhã continuaremos com o capítulo 2 de Provérbios

Estudo capítulo 2 do livro de Provérbios

Como vimos no capítulo 1 de Provérbios, a busca da sabedoria começa com a obediência ao nosso Deus. No capítulo 2 percebemos que outra atitude fundamental para conquistarmos a sabedoria é o respeito a Deus.

Às vezes por medo ou por interesse obedecemos a alguém, mas não respeitamos esse alguém. O mesmo acontece quando obedecemos a Deus – geralmente – na frente dos outros, mas por traz, quando sozinhos não respeitamos a Deus.

E como é que desrespeitamos a Deus?

Quando pecamos!

Isso mesmo, no que pese sermos cristãos, vivermos em comunhão, continuamos pecadores. Porém, Como diz Paulo, devemos ser como um santo lutando contra o pecado todo dia. Por isso, devemos atentar para o versículo 7 “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade” Provérbios 2:7 que mostra claramente que só encontraremos a sabedoria quando obedecermos e respeitarmos a Deus.

Amanhã vamos ler o capítulo 3 do livro de Provérbios.

Estudo do capítulo 3 do livro de Provérbios

Amigos não esqueçam de anotar os passos para uma vida feliz e de Paz, mesmo diante de tribulações. Já vímos que o primeiro é a obediência e o segundo o respeito.

No terceiro capítulo destacamos o desprendimento, nos desapegarmos das nossas rendas e sermos fiéis no ofertar ao Senhor, como mostra o verso 9, onde devemos ser leais na nossa contribuição para o nosso Deus, honrando-o como nosso dízimo.

Cada passo desse vai nos dando a sabedoria e assim vamos mudando a nossa vida. E nossa vai ficando uma vida farta como diz no verso 10.

Portanto, só alcançaremos a sabedoria para não sermos sábios aos nossos próprios olhos, quando andarmos com Deus e até esse capítulo para andar com Deus é preciso obedecer, respeitar e repartir, compartilhar o que nós temos com os outros.

Essas atitudes vão nos dar uma coisa que hoje poucos têm: Paz e um sono tranquilo. Quantas pessoas não conseguem dormir. Veja o que diz o versículo 24. …Tu te deitarás e teu sono será suave.

Portanto, devemos nos ajudar uns aos outros para não sermos apenas leitores da palavra (ouvintes) mas acima de tudo praticantes dos ensinamentos.

Que Deus nos abençoe a todos…