25 de novembro de 2018 às 06:29h

Cinco dicas para você fazer uma boa apresentação

Fazer uma boa apresentação é extremamente importante no atual mundo em que vivemos. Se antes sem a tecnologia e sem as redes sociais já era fundamental saber se apresentar, imagine hoje onde todos estão aparecendo de alguma forma para as suas plateias, sejam elas familiares, amigas, religiosas, grupais ou profissionais. Tornou-se um pré-requisito básico para o ser humano nos dias atuais saber o que vai dizer, para quem vai dizer, como vai dizer e porque vai dizer, isso em todas as áreas da sua vida.
Uma boa apresentação envolve cinco aspectos principais que quando usados em conjunto fazem uma grande diferença nos resultados obtidos, sejam eles emocionais ou materiais. Dessa forma você precisa conhecer, dominar e aplicar essas cinco características que farão com que você saia do ponto A e chegue ao B com maestria, segurança, conforto e acima de tudo auto confiança, renovando sua auto estima e se desenvolvendo como pessoa em todas as áreas da sua vida, social, econômica e política.

a) A primeira necessidade dos vencedores, dos novos líderes, dos que querem se destacar, dos que desejam sair do anonimato é entender como melhorar a sua expressão corporal.
b) Em segundo lugar precisa conhecer a sua voz e domá-la, torná-la um instrumento de persuasão a partir do uso da emoção e dos recursos de dicção que promovam o claro entendimento de sua mensagem. Diz um ditado que todo bom discurso tem que ser alto para ser ouvido, claro para ser entendido e rápido para ser aplaudido. Entenda que esse rápido pode ser 2 ou 3 minutos e até vários dias, o que vai dominar a platéia é a sua colocação de voz nos diversos momentos da sua apresentação.
c) Em terceiro lugar vem a preparação do discurso, da apresentação seja ela para um produto, um serviço ou para qualquer outra necessidade. No discurso é importante seguir a regra do jornalismo: O quê? Para quem? Quando? Onde? Como e Por quê? com essas regras simples você vai seguir uma sequência lógica, seu texto vai ter clareza e objetividade e vai ser mais fácil transformá-lo em palavras e realizar uma bela palestra.
d) A quarta necessidade do bom apresentador é o conhecimento. As pessoas não querem mais se aprofundar nos assuntos, vivemos a era da superficialidade, você tem que ser bom no que você faz, só assim você será diferente. Você deve se modelar em alguém, mas não copiar o que a outra pessoa faz, porque toda cópia é muito mais fraca do que o original e você vai decepcionar ao invés de cantar. Conheça-se, saiba quem você é. Determine seus limites, suas fronteiras e comece a expandi-las.
e) No quinto ponto nós temos o treinamento pessoal. Nessa hora é bom ter alguém que opine, dê uma sugestão, diga o que está achando da sua fala e o que você precisa fazer para melhorar. Treine em casa, na frente do espelho, em qualquer lugar, o importante é se preparar. Se você vai falar 2 minutos, se prepare para 20, se for 5 pense que vai ser cinquenta. É melhor sobrar do que faltar.
São esses ensinamentos e muitas dicas que o jornalista Severino Tomaz de Aquino vai lhe dar no dia 28.11 às 20 horas numa LIVE feita no facebook.com/tomazdeaquino10 direto dos estúdios da rádio educativa NOVAGRESTE.COM.BR, trazendo informação com conteúdo e qualidade para você fazer a diferença na sua vida.

 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.