22 de novembro de 2017 às 15:53h

Sebrae realiza 13ª edição de Feira de Turismo Rural em Gravatá

A 13ª Ruraltur – Feira do Turismo Rural acontece em Gravatá no Hotel Portal, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Pernambucana de Turismo Rural – Apeturr, Empetur e Prefeitura de Gravatá.

O evento tem como objetivo conectar as diferentes matrizes culturais do Brasil disseminando informações, construindo redes de contatos, repassando conhecimentos técnicos e comercializando destinos turísticos.

Considerada a melhor vitrine de produtos, serviços e conhecimentos de turismo rural do país e visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento setorial, gerando oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores.

Como o turismo rural está intrinsecamente ligado à preservação e valorização da paisagem do campo, das tradições históricas e culturais e da biodiversidade torna-se necessário falar de inovação, modernidade, acessibilidade, respeito, segurança e infraestrutura para que a atividade seja de fato viável e traga retornos positivos.

O foco principal do evento é a venda de roteiros turísticos e a integração das cadeias produtivas, por meio das seguintes ações:

  1. feira de produtos e serviços, caravanas estaduais e regionais,
  2. rodadas de negócios,
  3. Cine – Benchmarking,
  4. apresentação de cases de sucesso,
  5. rodas de conversa empresarial, visitas técnicas,
  6. seminários e mostras culturais.

A presidente da Apeturr Melânia Vieira, destaca que “O turismo rural é por excelência um turismo de experiência. Para que as pessoas entendam isso, vamos investir em visitas técnicas – que visam mostrar as possibilidades de mercado e capacidades turísticas existentes apenas no espaço rural – e em divulgação, para estimular que mais pessoas conheçam essa modalidade do turismo em Pernambuco”, explica Melânia Vieira, presidente da Apeturr.

De acordo com Oswaldo Ramos, diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, o evento visa potencializar o turismo rural a partir da agregação de valor à cadeia da economia criativa. “Queremos associar a cultura à gastronomia, ao patrimônio cultural, entre outros, para fortalecer a atividade turística. Essa é uma estratégia que o Sebrae busca cada vez mais para fortalecer o turismo rural no Nordeste”, pontua.

Por isso os organizadores vão investir em visitas técnicas – que visam mostrar as possibilidades de mercado e capacidades turísticas existentes apenas no espaço rural.

“A Ruraltur será uma oportunidade única e integrar e conhecer roteiros do Nordeste, trocar experiências e conhecer como diversos estados brasileiros estão inovando no Turismo rural, agregando valor às experiências e vivências, através da economia criativa e da cultura associada ao turismo”, avalia a gerente da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Débora Florêncio.

ECONOMIA – Com o aumento histórico da concentração de pessoas nos grandes centros urbanos, o interesse pelo turismo rural tem crescido em todo o mundo. A Organização Mundial do Turismo estima que 3% dos turistas escolhem viajar para o campo. Setor que cresce 6% ao ano, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre (IDESTUR), o segmento desponta com grande potencial econômico e de investimento para os próximos anos. No Brasil, os equipamentos turísticos regionais e seus empreendedores compõem um diferencial competitivo que soma aproximadamente 15 mil propriedades abertas à prática do turismo. As regiões Norte e Nordeste somam 20% da demanda pelo turismo no campo. O Nordeste se destaca pelo investimento no fortalecimento do turismo rural, com respostas satisfatórias no profissionalismo do setor, na formação de parcerias estratégicas e na geração de negócios concretos. A base da atividade na região está fundamentada nos atrativos de natureza e riqueza histórica, nas fazendas e casarios rurais, nas manifestações e tradições culturais, paisagens, vegetação, artesanato, gastronomia e culto às referencias populares.

Para ver toda programação da 13 ª Ruraltur acesse: www.blogdotomaz.com.br

PROGRAMAÇÃO DA 13ª RURALTUR

Terça-feira, 28 de novembro

13h às 22h:

– Credenciamento

14h às 16h:

– Seminário Cooperação e Formação de Parcerias para o Desenvolvimento do Turismo Rural (Tânia Zapata – Especialista em Desenvolvimento Econômico e Regional)

16h às 22h:

– Espaço de Exposição

19h às 22h:

– Apresentações Culturais 

Quarta-feira, 29 de novembro

8h às 12h:

– Visitas Técnicas

14h às 16h:

– Painel Desenvolvimento Territorial vinculado a Economia Criativa e ao Turismo Rural (Júlio Ledo – Especialista em Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade | Cássio Garkalns – Mestre em Turismo e Especialista em Gestão de Destinos Turísticos | Joaquim Cartaxo – Sebrae Ceará)

– Seminário Economia Criativa e Turismo Rural (Cláudia Leitão – Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa)

16h às 22h:

– Espaço de Exposição

 Quinta-feira, 30 de novembro

8h às 12h:

– Visitas Técnicas

14h às 16h:

– Painel sobre Turismo Inteligente e Caso de sucesso: Voucher Digital de Bonito/MS com Cícero Ramos Peralta. (Heleni Queiroz Riginos, Especialista em Destinos Turísticos Inteligentes, Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, e Augusto Mariano, Secretaria de Turismo de Bonito)

– Seminário Marketing para Promoção do Turismo Rural (Flávio Eduardo Zardo – Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo). 16h às 22h:

– Espaço de Exposição

 SERVIÇO

13ª Feira de Turismo Rural – Ruraltur

Onde: Hotel Fazenda Portal de Gravatá | BR 232, s/n, Novo Gravatá

Quando: de 28 a 30 de novembro

Inscrições gratuitas: www.ruraltur2017.com.br

Inscrições para as visitas técnicas: ruraltur2017@pe.sebrae.com.br

Custo para visitas técnicas: R$ 40,00 por dia

 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.