17 de julho de 2017 às 06:31h

Festa dos Estudantes vai esquentar o frio em Triunfo

A CIDADE

fotoweb

Para quem pensa que o Sertão é sinônimo de deserto, calor e terra seca, está muito enganado, pois a cidade de Triunfo, localizada no Planalto da Borborema, no vale do Pajeú, e que está a mais de 1000 metros de altitude, foge desse paradigma e é chamada de OÁSIS DO SERTÃO porque apresenta um grande açude no seu centro, é cercada de montanhas e nesse período do inverno a sua temperatura desce dos 10 graus, atraindo milhares de turistas que visitam a cidade, lotam os hotéis e pousadas e também os restaurantes que nesse período de inverno, passam a oferecer além das comidas típicas da região, opções mais voltadas para a época como o chocolate quente e o fondue.
O nome Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, contra os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais, querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, com o que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando acabá-la por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. Tal fato fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem de sua independência, a fim de se libertar dos Campos Velhos. Para isso, um abaixo-assinado solicitou da Assembleia Provincial e do Diocesano que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que de fato ocorreu em 2 de junho de 1870, através da Lei Provincial nº. 930, que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de vila, com a denominação de Triumpho. Em 13 de junho de 1884 através da Lei Provincial nº. 1.805, foi criada a comarca de Triunfo e com isso a vila da Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade.

A FESTA DO ESTUDANTE

A Rota 232 estará mais uma vez realizando mais um trabalho de divulgação da parte de arte e literatura da Festa do Estudante de Triunfo que acontece de 22 a 29 desse mês e que conta com vários eventos na sua grande de programação.

Um dos destaques da cidade é sem dúvida a FESTA DO ESTUDANTE, já consolidada no calendário dos eventos do frio do estado e que esse ano acontece pela quinquagésima nona vez, ou seja, a 59 anos os Triunfenses realizam esse evento que envolve música, arte e cultura no sertão de Pernambuco.

Confira a programação do palco principal

 

 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.