3 de janeiro de 2018 às 07:40h

Corretor prove que você não lavou dinheiro fazendo a sua declaração de inocorrência

No Brasil é assim você tem que provar que está vivo pra não perder benefícios, tem que provar que não fez lavagem de dinheiro no mercado imobiliário, mostrando que o cidadão é que tem o ônus da prova, antes mesmo de ser acusado.

Por isso no mercado imobiliário o corretor é obrigado a fazer sua declaração de não ocorrência conforme nos informa o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – Creci – PE.

Leia abaixo:

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI informa que, de 01 a 31 de janeiro de 2018, os Corretores de Imóveis (Pessoa física/jurídica)  Deverão comunicar ao órgão regulador ou fiscalizador da sua atividade ou, na sua falta, ao COAF – CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS – COAF, na periodicidade, forma e condições por eles estabelecidas, a não ocorrência de propostas, transações ou operações passíveis de serem comunicadas nos termos do inciso II. (Incluído pela Lei nº 12.683, de 2012).

A comunicação de não ocorrência de propostas, transações ou operações passíveis de serem comunicadas ao COAF tornou-se obrigatória por força da Lei nº 12.683, de 9/7/2012, que alterou a Lei nº 9.613 de 3/3/1998.

Não inscritos, como por exemplo CONSTRUTORAS, devem cadastrar seus dados para que suas declarações sejam reconhecidas diretamente no site do COFECI (www.cofeci.gov.br).

Para cadastramento dos dados, não há despesa ou qualquer custo adicional para tal providência.

Toda e qualquer providência contida na Resolução COFECI n.º 1.336/2014, deverá ser tratada diretamente no website do COFECI (www.cofeci.gov.br).

Nenhum pedido de informação deverá ser dirigido diretamente ao COAF, somente ao COFECI.

Todas as providências ligadas ao COAF, serão no site do COFECI com eventual redirecionamento através de link automático ao site do mesmo.

A COMUNICAÇÃO DE NÃO OCORRÊNCIA somente será passível de multa após 31 de Janeiro de 2018.

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.