5 de setembro de 2018 às 20:36h

Conheça a Reserva Serra do Contente em Gravatá

Localizada na zona rural de Gravatá, na transição dos biomas agreste e brejo de altitude do estado de Pernambuco, distante aproximadamente 7 km do centro da cidade, através de estrada de terra, no meio da mistura de caatinga com resquícios de mata atlântica, a reserva Serra do Contente, é um patrimônio particular natural onde se encontram trilhas, fontes naturais que foram pequenas lagoas para banho e também cachoeiras nos períodos do inverno, além de montanhas, grandes pedras e paredões para quem gosta de se aventurar em esportes radicais.
A Reserva Ecológica Serra do Contente é uma reserva florestal de 900 hectares, protegida por uma muralha natural de pedras nativas de dois quilômetros de extensão. Encravada no ponto mais alto da cidade, a 680m acima do nível do mar é um verdadeiro refúgio para pássaros e animais silvestres que encontram na área as condições ideais para a sua preservação.
Denominado como Brejo de altitude, em função da grande quantidade de água que aflora nos pontos mais altos e descem formando pequenos regatos, riachos e até rios e matas cobertas por bromélias que nascem no topo de árvores centenárias e formam jardins de flores tropicais que são regados pelas nascentes e pelos riachos que serpenteiam a mata.
“Essa altitude vai sempre barrar os ventos que vêm do oceano atlântico e ajudar a promover a continuidade das chuvas”, diz a bióloga Maria José da Hora.
A Reserva guarda algumas curiosidades interessantes como por exemplo a existência de uma espécie de caranguejos minúsculos nas suas águas transparentes e que se escondem entre as pedras dificultando a sua visão, mas sendo um prêmio ver crustáceos numa altitude de mais de 600m e a mais de 100Km do mar, destacando que essas espécimes são de água doce.
Veja mais Imagens da Serra do Contente

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.